Inicial

domingo, 18 de abril de 2010

Scarface

scarface

É pessoal ,nem só de games vive o blog, esta semana trago uma recomendação de um filme já muito manjado, e que não poderia faltar aqui na casa do ancião, afinal ele é tão antiguinho como eu…
Scarface é um filme dirigido por Brian de Palma que representa o papel de um imigrante cubano que tenta formar um império de tráfico de drogas. O filme foi realizado em 1983, sendo o remake de outro filme de 1932 realizado por Howard Hawks.
O argumento é de Oliver Stone baseado num romance de Armitage Trail. Scarface é um dos filmes mais violentos já feitos e também um expoente de Hollywood no Cinema da década de 80.
Censurado em muitos países, a palavra "fuck" (foda, em inglês) aparece 182 vezes. Rumores dizem que a banda Blink-182 adotou o 182 por causa do filme. Essa marca "Fuck" só seria superada com o lançamento de Goodfellas (Tudo Bons Rapazes em Portugal e Os Bons Companheiros, no Brasil) em 1990, em que aparece 246 vezes a referida palavra.
A fita de Brian de Palma é um remake do filme Scarface - A Vergonha de uma Nação, do diretor Howard Hawks, de 1932. O roteirista Oliver Stone não apenas colocou o enredo nos anos 80, como também transferiu o ambiente da história de Chicago para Miam. Via Wikipédia.



O que eu acho marcante nesse filme é a atuação de Al pacino, que interpreta Tony Montana,  geralmente estes filmes de mafiosos monstram toda a ascensão e queda de um império formado pelas drogas, e quem deu inicio a isso tudo com certeza foi Scarface.
Algumas curiosidades relacionadas com o filme:
  • No jogo Grand Theft Auto: Vice City são vistas diversas referências ao filme. As músicas, os ambientes (o mais notável é a mansão do personagem principal), nomes de personagens e muitas outras características do filme foram citadas no game.
Inclusive há um Easter Egg no game, em que há uma casa, com um banheiro todo sujo de sangue e uma serra elétrica, fazendo uma clara referência à cena em que matam o parceiro de Tony Montana no filme.
  • Em 2006 foi lançado um jogo de videogame baseado no filme, Scarface:The World Is Yours, o jogo colocava o jogador no papel de Tony Montana, visitando locais clássicos do filme, como o Babylon Club e Sun Ray Hotel.O mais interessante é que o jogo começa no exato final do filme, onde Tony é morto na invasão a mansão.Porém, no jogo Tony Montana sobrevive, e tem que reconstruir o seu império, usando muitas armas e veículos, tendo também como objetivo se vingar de Alejandro Sosa, que enviou os bolivianos para tentar matar Tony no Filme.
  • Em GTA III, uma das estações de rádio, Flashback 95.6, toca apenas músicas do filme Scarface.
  • Influenciando diversos outros filmes, seriados, músicas e programas, existem muitas citações à famosa frase de Tony Montana: "Say hello to my little friend", que quer dizer: "Diga olá para o meu amiguinho", como por exemplo:
  • No episódio de Eu, a Patroa e as Crianças em que a personagem de Michael Kyle dirige uma peça de teatro infantil, um dos atores mirins diz a famosa frase;
  • No episódio de Mythbusters em que testam um canhão de serragem, Tory Belleci diz a frase.
  • No episódio de Kenan e Kel em que tentam desvendar o mistério de um cofre, também é citada a frase;
  • Nas ultimas cenas do filme You, Me and Dupree, a personagem Dupree usa uma camiseta em que esta escrito "Say hello to my little friend", e do lado um desenho de um anão de jardim.
  • Dizem que o número "182" da banda Blink 182 é uma referência ao número de vezes em que Al Pacino diz um mesmo palavrão nesse filme.
  • No jogo Hitman: Codename 47, um dos mestres do crime que ele mata é um grande negociador de drogas da Colombia baseado em Tony Montana.
  • Influenciado pelo filme, Saddam Hussein nomeou sua empresa internacional para lavagem de dinheiro de “Montana Administrações”. (essa foi foda)
  • O jogador da Seleçaõ Francesa de futebol Franck Ribéry é apelidado de Scarface pela cicatriz que ele leva na face.
Abaixo você pode ver a frase do filme:

Este filmes tem uma cena final incrivel, eu só não postei um video relacionado, pois acredito que estragaria a surpresa de quem nunca assistiu.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t